top of page

Costumes e regras do Quimono

A roupa tradicional do Japão é o quimono. Os lindos padrões tingidos e a beleza da tecelagem podem ser considerados trajes tradicionais, que fascinam as pessoas e dos quais o Japão se orgulha no mundo.

Mesmo que todos os quimonos tenham quase a mesma forma, existem vários tipos de tingimento, padrões de cores, tecelagem, padrões e etc…

Além disso, é ainda classificado de acordo com a estação do ano e para cada evento formal terá uma aplicação diferente.

Há também acessórios para usar com quimonos, que criam uma individualidade combinando cores e acessórios.



Existem muitas regras quando se trata de usar um quimono, sobretudo, o uso de “REISOU-GI” quimono formal é muito rigoroso.

Assim como os vestidos, o quimono possui TPO (Hora, Lugar e Ocasião), e existem regras como etiquetas e costumes dependendo da ocasião, como do dia a dia ou de ocasiões cerimoniais, da idade de quem o veste, se quem o usa é casada ou solteira, e até dependendo é como dito antes, da estação do ano.


Além dos tipos e regras detalhadas dos quimonos, também existem dificuldades reais em usá-los. O quimono é usado há muito tempo, e a cultura que mudou e se desenvolveu com o tempo continua até hoje. Ainda hoje continua sendo um traje tradicional especial, mas não é um item histórico distante, mas sim mais casual.

A cultura do quimono está evoluindo e mudando, e há muitas pessoas que gostam de usar o quimono como moda diária sem estar muito preso a regras rígidas.

 

Em qualquer caso, dependendo da estação e da posição, o tipo de quimono e a forma de usá-lo variam. Portanto é importante saber se vestir pensando no TPO (Hora, Lugar e Ocasião)

 

Aqui gostaria de falar sobre dois pontos que devemos por uma atenção especial em relação às regras e costumes do quimono.


Atualmente os quimonos de segunda mão são muito populares, com isso existem muitas lojas especializadas em quimonos de segunda mão e feiras de quimonos antiguos dentro dos santuários, e está lotada não apenas de japoneses, mas também de turistas de outros países. Os quimonos geralmente são caros, mas nestes lugares podemos comprar por um preço muito mais em conta, e alguns deles são como tesouros antigos decorados com técnicas especiais.


Um dos quimonos mais populares é o “KURO-TOMESODE".

É um quimono preto muito formal.

Geralmente tem um brasão “MON” de família em suas costas, ombros etc., chamado “KA-MON”.

Os brasões de família japonesa representam a linhagem familiar e diz-se que existem mais de 30.000 brasões de família. Há também um brasão que qualquer pessoa pode usar, chamado “TSUU-MON”.


Na realidade, não existe um controle rígido sobre quem usa qual brasão, e atualmente as pessoas só olham que tem ou não.

No entanto, acredito que brasões especiais expressam laços familiares, por isso creio que não deveriam ser usadas aleatoriamente.

Embora não seja contra as regras, seria importante que as pessoas entendessem o significado do quimono formal e pensassem em maneiras de aproveitá-lo com conhecimento e respeito pelos brasões de família.


Mais uma regra importante, quero que as pessoas sigam essa regra também! “MIGI-MAE” (lado direito na frente), seja para homens ou mulheres.

“Migi-Mae” direita para frente significa usá-lo de forma que o colarinho direito se sobreponha ao colarinho esquerdo quando visto por outra pessoa. Quando você olha por si mesmo, o colarinho esquerdo está no topo. É confuso, mas refere-se ao ponto de visão da outra pessoa.









É um pouco confuso, então há uma maneira comum de lembrar disso. O colar deve ter o formato de uma letra “y” minúscula quando visto da outra parte. Coloque a mão direita em uma posição que facilite colocá-la sob o pescoço.


Por que as pessoas começaram a usar quimono na “MIGI-MAE”?

Existem várias teorias, mas acho importante conhecer algumas.


De acordo com os ensinamentos budistas, “os mortos fazem uma peregrinação à Terra Pura” e usam um quimono branco especial chamado “SHINI-SYOUZOKU”.

É comum que seja usado na “HIDARI-MAE” (esquerda para frente), que é o oposto de como normalmente é usado.



No budismo, existe a ideia de “de cabeça para baixo”, que é virar as coisas de cabeça para baixo para distinguir entre “este mundo” e “o próximo mundo”.

Além disso, devido à influência das ideias nos tempos antigos, a “esquerda” era considerada uma posição superior à “direita”. Acreditando-se que quando uma pessoa morre, ela se aproxima dos deuses e de Buda. Há também uma teoria de que quando Buda faleceu, ele usava o quimono na “HIDARI-MAE”.

Por esta razão, usá-lo desta forma é um respeito aos mortos e aos nobres, espero sinceramente que nós, os vivos, o usemos na “MIGI-MAE”.

Mesmo querendo arrumar quimono de uma forma moderna e também em todos os designs chamados de “KIMONO” por marcas estrangeiras que foram bem desenhados atualmente, É importante seguir esta regra de “MIGI-MAE.



Comentários


bottom of page