top of page

Kyushu | Artesanato Tradicional

A região de Kyushu 

fica perto da Península Coreana e da China continental e tem prosperado como porta de entrada para o comércio desde os tempos antigos, atraindo um influxo de diversas culturas do exterior.

Além desse contexto histórico de desenvolvimento cultural, do ponto de vista da produção, a região de Kyushu é abençoada com um clima quente e uma natureza rica, é rica em matérias-primas para o artesanato, e desenvolveu uma variedade de “Artesanato Tradicional”, como cerâmica, têxteis e em bambu.



O que são os artesanatos tradicionais japoneses “DENTOU-KOUGEIHIN”?

Refere-se ao artesanato tradicional reconhecido com base na “Lei de Promoção das Indústrias de Artesanato Tradicional” designada pelo Ministro da Economia, Comércio e Indústria.

Requisitos:

・Técnicas e matérias-primas devem ter sido transmitidas há mais de 100 anos. 

・Usado na vida diária 

・As peças principais devem ser feitas à mão 

・A indústria deve ser estabelecida em uma determinada área

Em outubro de 2023, 241 itens eram designados como “Artesanato Tradicional” em todo o Japão.





No entanto, não é fácil continuar uma tradição que continuou a desenvolver-se ao longo de uma longa história. Com o passar do tempo, a indústria enfrenta problemas como a diminuição da demanda e a falta de sucessores, e a situação atual pode ser considerada grave.

Apesar disso, surgiu uma tendência em que as pessoas tentam incorporar casualmente "bons produtos locais" com técnicas e designs antigos na vida moderna, mesmo que não sejam legalmente reconhecidos como "artesanato tradicional".

Em particular, em Kyushu, devido às suas características locais e culturais, surgiram muitos criadores e lojas que se inspiram na tradição, interpretam-na a partir de uma nova perspectiva e a redesenham numa variedade de estilos modernos e elegantes. Estão sendo promovidos esforços ativos para implementar novas formas nesse ambiente que rodeia o “Artesanato Tradicional” desta região.




 



Comments


bottom of page